Divulgação: Assessoria Dep. Jandira Feghali |
A reunião contou com mais de 20 artistas de diferentes regiões da cidade. Os presentes destacaram a importância do circo como patrimônio da cidade e as dificuldades encontradas nos últimos anos para a liberação das atividades.
“A burocracia para conseguir se apresentar tem dificultado essas manifestações culturais na cidade”, destacou uma das presentes.
Jandira, que assumiu o compromisso de criação do Pátio Benjamim de Oliveira na tradicional Praça XI quando era Secretaria Municipal de Cultura da cidade, fez questão de intermediar o encontro para garantir o estímulo à atividade circense. “O circo, em especial os pequenos, é extremamente itinerante. Muitas vezes se transfere de espaço toda semana. É preciso desburocratizar esse processo de autorização da ocupação dos espaços”.
O prefeito Eduardo Paes se comprometeu com as reivindicações colocadas e criou um grupo de trabalho composto pela Rio Tur, responsável pelo Pátio Benjamim de Oliveira, a Secretaria de Ordem Pública e alguns dos artistas presentes.
O grupo ficou de mapear espaços potenciais na cidade para o circo e formular novos mecanismos, menos burocráticos, para a utilização de espaços no Rio de Janeiro.
Com informações de:
João Pedro Werneck
Assessoria de Imprensa
Gabinete da Dep. federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)