Fotos: Mestre Paulão
|
As Patricinhas da Iconha e os Burros Cigano com o nosso jornal |
A tradicional Festa Julina da Vila Olímpia, no município de Guapimirim, realizada pelo 14º ano pela Dona Maura e a 2ª Cavalgada do Matheus e Amigos no Sítio São José, em Pau Grande (terra de Mané Garrincha), no município de Magé, agitaram o final de semana nestas cidades.
Realizada de 8 a 10 de julho, com a participação de mais de trezentas pessoas por dia, a festa da Dona Maura foi o maior sucesso. Apesar de contar com pouco apoio do comércio local e da prefeitura da cidade, a festa cumpriu bem o seu papel, que é o de manter uma das mais tradicionais manifestações culturais que acontece à quatorze anos no 2º distrito.
|
Grupo de Pagode Vem Pra Mim |
Com a participação da quadrilha As Patricinhas da Iconha e os Burros Ciganos, do Grupo Cultural Morena Tropicana, que fez uma "salada cultural" misturando histórias de nossa africanidade com a história da festa julina e com o Grupo de Pagode Vem Pra Mim, que também animou a galera presente, Vila Olímpia ficou pequena para tantas atrações de qualidade. A garotada mostrou que está antenada com o que anda rolando na cultura nacional e mandou bem o seu recado.
As Festas Juninas pelo Brasil
|
Grupo Cultural Morena Tropicana |
As festas juninas (que hoje acontecem também em julho e agosto) são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes de Portugal. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal, segundo informação da wikipedia.
As cavalgadas
Foto: Mestre Paulão
|
Peão domando seu cavalo |
Segundo informações deste blog, o início das cavalgadas tem como ponto de partida a domesticação dos cavalos existentes, por toda a Europa e África, principalmente na região do Oriente Médio. No caso especificamente das cavalgadas, a prática do esporte está diretamente ligada à origem da raça do cavalo. As preferidas para cavalgada são os marchadores, Quarto de Milha e Mangalarga Marchador.
A evolução dos cavalos e suas respectivas espécies se deu com cruzamentos entre raças diferentes. Hoje as raças são definidas da seguinte forma: força, agilidade, docilidade, temperamento, porte físico, etc. Sendo que nas cavalgadas a preferência é para os animais mais dóceis, e com uma grande robustez.
Quer participar de uma grande cavalgada?! Responda a nossa enquete em nosso jornal online e quem sabe você não ganha esse direito?