Sede da Prefeitura de Magé - Foto: Agenda 21 Magé |
Depois do Secretário de Transportes de Magé, Vander Ferreira Matos Silva ter agredido um agente da Operação Lei Seca, em Duque de Caxias no último dia nove de julho, após o carro em que estava ter sido parado em uma blitz que acontecia na Avenida Brigadeiro Lima e Silva e das várias denúncias de coação por que tem passado os funcionários contratados da Prefeitura de Magé para que façam campanha para o candidato a prefeito do município Werner Saraiva (PT do B) (segundo informações no site do TRE), chegou a vez do vice-prefeito na chapa de Werner, Valdeck Ferreira de Mattos da Silva, da Coligação Magé para os mageenses (PTdoB e PTC), renunciar a sua candidatura nesta quinta-feira, dia em que se encerrou o prazo para julgamento dos registros de candidatura para as eleições que acontecerão no dia 31 de julho. A renúncia de Valdeck aconteceu após o Ministério Público ter pedido a impugnação de sua candidatura. Em 2009 Valdeck foi cassado do cargo de vereador pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) por compra de votos.
A lei Eleitoral n° 9504/97, em seu artigo 13, diz que o partido ou coligação deverá escolher o substituto do candidato de acordo com a norma do estatuto do partido a que pertencer o substituído. Já o registro deverá ser requerido até dez a partir da notificação do partido sobre a decisão judicial.
Para os demais candidatos que vão concorrer às eleições de Magé, nada muda. São Eles: Ezaquiel Siqueira da Conceição e Maria das Graças Melo de Souza (PCdoB); Octaciano Gomes Ramos e Thelma Regina Lodi Castro (PSOL); Genivaldo Ferreira Nogueira e Eduardo Domingos Marques (PPS); Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues e Gutemberg Oliveira de Assunção (PT); e Nestor de Moraes Vidal Neto e Cláudio Ferreira Rodrigues (Coligação Magé no rumo certo - PMDB, PSDB, PSL e PSC).